Manual ambiente FARM
Autor: gabriel.nuvem Gabriel Número de Referência: AA-36276 Criado: 12/04/2023 16:06 Última Atualização: 20/04/2023 17:04 0 Classificações/ Eleitores



MANUAL AMBIENTE FARM



Fluxograma Ambiente FARM



                                                                                                                 




Estrutura de Ambiente


O Ambiente é composto por dois servidores de balanceamento, 3 servidores de aplicação e os servidores de banco de dados dos clientes.

Imagem ilustrativa do Ambiente.



                            









Nome servidor  - Ip servidor 

WIN-FAZ-BAL07 - 172.16.243.120
WIN-FAZ-BAL08 - 172.16.243.121
A função dos servidores de balanceamento, será sempre de nivelar o ambiente em relação às conexões dos usuários nos servidores de aplicação.
Os balanceadores  trabalham em modo de contingência, ficando o servidor WIN-FAZ-BAL07 como primário e recebendo todas as conexões dos clientes.
Ele enxerga os servidores de aplicação e distribui as conexões por igual.

Caso o servidor WIN-FAZ-BAL07 tenha algum problema de SO ou serviço, o WIN-FAZ-BAL08 assume toda a carga de recebimento e distribuição do ambiente. Mantendo a maior disponibilidade possível dos acessos.

Nos servidores de Balanceamento são instalados  os sistemas que serão utilizados pelos usuários.

Ou seja, se o DP for atualizado nos servidores de aplicação, terá que ser feito a mesma atualização dentro dos servidores de balanceamento.








 1.2 - Servidores de Aplicação


Nome servidor  - Ip servidor 

  CLI-FAZ-10     - 172.16.243.122

  CLI-FAZ-11     - 172.16.243.123  

CLI-FAZ-12     - 172.16.243.124


Os servidores de aplicação tem a finalidade de reter as conexões dos clientes e disponibilizar o uso dos sistemas para os mesmos.


Nestes servidores podemos ter o seguinte cenário: o cliente do código 123456 tem 2 usuários, os usuários 123456.usuario1 e 123456.usuario2.

Os mesmos fazem o acesso no portal nuvem, logo o balanceamento irá direcionar o usuário 123456.usuario1 para o CLI-FAZ-10 e o usuário 123456.usuario2 para o CLI-FAZ-11.

Os usuários estão em servidores de aplicação diferentes, compartilhando a mesma base de dados e com o pleno funcionamento do sistema PACK

Por este motivo todos os servidores de aplicação deverão estar sempre com a mesma versão dos módulos do sistema PACK.







                                                                                                   






  1.3 - Servidores de Banco de dados


Os servidores de banco de dados sempre vão ser separados, um para cada cliente, assim como em todo o nosso ambiente cloud, no Ecossistema FARM também não será diferente.

Cada cliente terá o seu banco de dados Linux separado e todos os servidores de aplicação se comunicarão com os bancos.

Porém, os bancos não se comunicam entre si, tornando o ambiente segur














    Funcionamento do ambiente


Os usuários se conectam no ambiente via navegador através do endereço https://nuvem.alterdata.com.br/ informando o seu login e senha que serão fornecidos para a implantação.

Uma vez que o usuário efetua a conexão no portal Nuvem, o mesmo irá ser redirecionado para o servidor de balanceamento que estará disponível no ambiente no momento.

O servidor de balanceamento efetua a leitura do ambiente e direciona o usuário para o servidor de aplicação com menos conexões, balanceando toda a carga do ambiente.


Após o usuário ser direcionado para o servidor de aplicação, será apresentada a tela com os sistemas que o mesmo poderá consumir dentro do Ecossistema FARM.


A partir deste momento o usuário poderá abrir o sistema que desejar e ter acesso a sua base de dados. A partir desse momento o funcionamento do sistema será igual ao uso do sistema local, onde o cliente consome os dados inseridos em sua base de dados, não compartilhando nenhum tipo de informação com outros clientes.



                                                                            








   Login de cliente


O usuário irá se conectar no ambiente via navegador pelo endereço https://nuvem.alterdata.com.br/ e acessar com o seu login e senha.

                                                                     







Uma vez que o acesso foi feito no ambiente, poderá ser identificado de forma simples em qual servidor de aplicação o usuário se encontra conectado.

Para caso precise ser feito um logoff ou encerrar algum processo.

Basta na conexão do cliente verificar no topo da tela do GO-Global o nome do servidor que o usuário está conectado.








                                                                                                    




    

Login do suporte nos servidores BAL e AP FARM


O login do suporte será feito via remoto como nos outros clouds.


As manutenções nos servidores de aplicação deverão ser feitas por igual nos 3 servidores.

Caso seja feita alguma alteração ou inclusão no servidor CLI-FAZ-10 referente a impressora ou certificados, esta terá que ser replicada nos servidores CLI-FAZ-11 e CLI-FAZ-12.


Caso haja necessidade de efetuar o logoff do acesso de algum cliente, este poderá ser feito diretamente no GO-Global Admin Console do servidor de Balanceamento. Desta forma será poupado tempo no atendimento ao cliente.






                                                                                                                            







    Login do suporte nos servidores DB Clientes FARM


Para ser feito qualquer manutenção nos bancos de dados do ambiente FARM. Deverá ser feito da seguinte forma.


  1. Acessar um servidor de AP (CLI-FAZ-10, CLI-FAZ-11 ou CLI-FAZ-12)

  2. Acessar o Alterdata Manager dentro da pasta C:/Util

  3. Preencher os dados de DB do cliente, login e senha padrão.

  4. Efetuar a manutenção desejada.

Prestar atenção em relação aos dados preenchidos no Alterdata Manager para que não sejam feitas alterações

ou inserções de informações na base de outro cliente.











 Cadastro do Cliente FARM no Self service 


Para cadastrar um cliente FARM, basta acessar o Self Service https://selfservice.alterdata.cloud/

Acessar a opção de PORTAIS > PORTAL DO CLIENTE > CADASTRAR CLIENTE POOL

E após preencher os dados de código do cliente e selecionar o POOL da FARM do cliente.





      









A criação dos usuários do cliente FARM será feita no Self Service após o cadastro do cliente.

Para a criação do usuário basta acessar a opção PORTAIS > PORTAL DO USUÁRIO > CADASTRAR USUÁRIO (GO-GLOBAL).





              




Após basta preencher os dados da criação do usuário do cliente FARM




                                                                                              




Adicionando driver de impressora no FARM



Para adicionar drivers de impressora no FARM, caso necessário, deverá seguir os passos abaixo:


1 - Acessar todos os clouds de APLICAÇÃO da FARM (ex: AP10, AP11 e AP12)

2 - Acessar o painel de controle dos clouds e ir em impressora e dispositivo.

3 - Instalar somente o driver da impressora no cloud e na máquina do cliente. Deverá ser o mesmo driver, conforme imagem abaixo.

4 - Após instalar o driver apontar no redirecionamento do GO-Global o driver certo e testar a impressão.


Obs: este procedimento deverá ser feito em todos os servidores de aplicação do FARM.




               


 








Alem destas informações, temos disponível no portal uca, vídeos onde temos o ambiente sendo demonstrado.

Segue abaixo o link



https://portaluca.alterdata.com.br/course/view.php?id=3826