Glossário

Termo Descrição
CMV Custo das Mercadorias Vendidas
COFINS Contribuição para Financiamento da Seguridade Social. Tributo federal para a manutenção do regime de seguridade social: saúde, habitação, etc. Sua alíquota, em aspectos gerais, é de 3% cumulativa para as empresas que não recolhem pelo lucro real e de 7,6% não-cumulativo para as demais. Deve ser paga, recolhida aos cofres públicos, nos 20 dias subseqüentes ao fato gerador por toda e qualquer empresa não optante pelo Simples Nacional; extinguiu o Finsocial.
CST Código de Situação Tributária
DACON Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais. Obriga os contribuintes do PIS/PASEP e do COFINS na apresentação fazer relatórios/demonstrativos da incidência e do recolhimento desses tributos e encaminhá-los ao poder público competente, Receita Federal. Devem ser entregues a administração fazendária mensal ou semestralmente.
DANFE Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica
DARF Documento de Arrecadação de Receitas Federais. É uma guia pública de delimitação créditicio-tributária através da qual o contribuinte efetua pagamentos em favor da União.
DCTF Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais. Meio pelo qual, todas as pessoas jurídicas gestoras de orçamentos, sejam elas de direito público ou privado e independentemente de suas situações fiscais, apresentam informações e balanços de despesas e créditos tributários à Receita Federal. Essa apresentação, dadas às hipóteses, deve ocorrer mensalmente ou semestralmente.
GRRF Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS, é a guia utilizada para o recolhimento das importâncias relativas à multa rescisória, aviso prévio indenizado, quando for o caso, aos depósitos do FGTS do mês da rescisão e do mês imediatamente anterior, caso ainda não tenham sido efetuados, acrescidos das contribuições sociais, instituídas pela Lei Complementar nº. 110/2001, quando devidas.
ISS Imposto Sobre Serviço
NF-e Nota Fiscal Eletrônica