MIGRAÇÃO DE BASES DE DADOS APxDB
Autor: christian.sup.nuvem Christian Número de Referência: AA-36269 Criado: 09/02/2023 09:49 Última Atualização: 09/02/2023 11:13 0 Classificações/ Eleitores

MIGRAÇÃO DE BASES DE DADOS APxDB



- Ao receber no CRM o atendimento 000952 - Manutenção em Servidores Cloud (Agendado) com as intruções para realizar a migração da base de dados para o servidor de banco. 


Segue modelo:

Manutenção em Servidor


Atendimento Origem: Sempre o atendimento de criação de servidores de banco .

Servidores: CLI-xxxxxx-AP01 = 172.16.2xxx.xxx para CLI-559205-DB01 = 172.16.2xxx.xxx.

Problema: Conforme atendimento de origem, favor realizar a migração da base ALTERDATA do servidor CLI-xxxxxx-AP01 para a base ALTERDATA do servidor CLI-xxxxxx-DB01.

Solução: Pendente.


Pendências após a migração: 

- Configurar o Alterdata config. cliente BD;

- Testar o acesso aos sistemas e desbloquear os certificados A1.

- Abrir o atendimento 1561 para alteração dos dados da nuvem na Referência;

- Abrir o atendimento 1300 para monitoramento da troca de base por 7 dias.


1º PASSO: Acessar o servidor de aplicação e realizar o teste de conexão com o banco de dados pelo Alterdata Manager que fica no diretório C:\Util



2º PASSO: Após conferir se a comunicação foi efetuada com sucesso, abrir o Go-Global e verificar se há conexões do cliente em andamento.




OBS: caso tenham conexões conforme imagem acima não efetuar a migração, realizar em outro momento que o cliente não esteja conectado.


3º PASSO: Bloquear os usuários do cliente de acessarem por medida de segurança para não comprometer a base do cliente e nem interferir no processo. O bloqueio deverá ser feito pelo Self na aba Portais > Portal do Usuário 



- Selecionar os usuários no checkbox e clicar sobre a opção de Habilitar / Desabilitar usuários selecionados e certificar que os usuários estarão bloqueados.


4º PASSO: Realizar o backup do cliente no Alterdata Manager da base localhost e restaurar no servidor de banco .


5º PASSO: Acessar o Alterdata Config. Cliente DB (32-Bit) que fica no painel de controle do servidor de AP e editar as informações do DNS de acesso colocando o endereço do servidor de banco conforme aparece na imagem abaixo:



6º PASSO: Realizar um teste de acesso ao sistema com o usuário padrão do sistema SUPERVISOR para verificar se a restauração da base foi efetuada com sucesso.


7º PASSO: Desbloquear os usuários no Self para que o cliente possa acessar o sistema e conferir se de fato foram desbloqueados.


8º PASSO: Desbloquear os Certificados do cliente utilizando o Script: Deletando_Vhl__Desbloqueando_Certificados que fica no diretório: G:\SUP\NUVEM\DOCUMENTOS\Util\Scripts


9º PASSO: Abrir o atendimento do cadastro 1561 para inclusão do novo DNS do servidor de banco do cliente.

Padrão:


Endereço Nuvem:

CLI-xxxxx-AP01 = 

CLI-xxxxx-DB01 = 

Porta GG: xxx

ACESSO: https://nuvem.alterdata.com.br/

DATACENTER: Equinix

MÉTODO DE ACESSO: Go-Global

Ende

10º PASSO: Desativar o serviço do Postgre e PgGuardian abrir o Task Scheduler e desativar as tarefas do Bunker.

- Implantar o Alterdata Bunker no servidor de banco do cliente conforme manual: Bunker Alterdata 


11º PASSO: Abrir o atendimento de Monitoramento 1300 com previsão de 7 dias para acompanhamento da migração.

- Encerrar o atendimento 000952 - Manutenção em Servidores Cloud (Agendado) com o protocolo do de monitoramento pois o acompanhamento será realizado por ele.


12º PASSO: Após passar o prazo do monitoramento, realizar o acesso ao servidor de aplicação e conferir no Alterdata Config. Cliente DB (32-Bit) se o DNS apontado é o do servidor de banco. 

- Desinstalar o PostgreSQL do servidor de aplicação e apagar as pastas nos diretórios: "C:\Program Files\PostgreSQL" // "C:\PostgreSQL" // "C:\Program Files (x86)\PostgreSQL".

Para excluir o serviço do postgre basta abrir o CMD e digitar o comando: sc delete postgresql-x64-9.6


-Remover o PgGuardian no servidor de aplicação e excluir a pasta: "C:\Program Files (x86)\Alterdata\PgGuardian".

Para excluir o serviço do PgGuardian basta abrir o CMD e digitar o comando: sc delete PgGuardian


- Remover o Alterdata Bunker do servidor de aplicação nos diretórios: "C:\Program Files (x86)\Alterdata\Bunker" // "C:\programdata\Alterdata\Bunker".


*OBS: Remover as tarefas o Task Scheduler do Bunker no servidor de AP.


Check list que poderá ser utilizado para orientação: 

- PostgreSQL removido por completo da máquina de AP? Inclusive as pastas.

  Diretório(s): "C:\Program Files\PostgreSQL" // "C:\PostgreSQL" // "C:\Program Files (x86)\PostgreSQL"


[ ] Sim  [ ] Não


- PgGuardian removido por completo da máquina de AP? Inclusive a pasta.

  Diretório: "C:\Program Files (x86)\Alterdata\PgGuardian"


[ ] Sim  [ ] Não


- Alterdata Bunker removido por completo da máquina de AP? Inclusive as pastas.

  Diretórios: "C:\Program Files (x86)\Alterdata\Bunker" // "C:\programdata\Alterdata\Bunker"


[ ] Sim  [ ] Não



Após realizar todos os procedimentos, encerrar o atendimento de monitoramento e a migração estará concluída.