Check-list / Análise Comanda Spice

AA-36128

Sistema: Comanda Spice
 
Versões:  Spice - Service
 
Spice 613.32 - Service 2.2.0 
Spice 613.30 / 31  - Service 2.1.0  
Spice 613.27 / 28 e 29 - Service 1.0.13

Spice 613.25 - Service 1.0.12

Versões em Firebird - 6.13.09

Importante:  A partir da versão 6.13.26, executando o instalador com a opção "servidor" marcada, serão atualizados os arquivos do serviço do API  e de Impressão.
Caso os serviços estejam instalados em algum terminal, utilize o instalador separado do service.
 
 
Checklist:
 
- Senha padrão para acessar as configurações do APP é: 12897722
 
 
- Verifique se os Serviços do API estão ativos
 
- Alterdata Spice - API
- Alterdata Spice - Serviço de Impressão Mobile (Serviço de Impressão de Comanda)

 


OBS: O serviço de impressão somente é habilitado após confirmar que trabalha com MOBILE. (Spice -> Funções Administrativas -> Configurações -> Mobile)
 
==============================================================================================
 
 - Verifique se a versão da API instalada é compatível com a versão do SPICE


O .txt com a versão do serviço fica no diretório C:\Alterdata\ServicosWebShop\SpiceService


==============================================================================================
 
 - Verifique o funcionamento do JAVA e se o mesmo se encontra atualizado
 
* Vá até o cmd e digite JAVA -VERSION, se estiver com erro irá mostrar uma mensagem de erro
* Ao atualizar o java em https://www.java.com/pt_BR/download/, automaticamente será instalada a última versão e removida a antiga 
 
 
Obs: * O instalador da API faz a instalação do JAVA, caso a máquina não possua.
* Ideal é que tenha apenas uma instalação do JAVA no computador.
 
================================================================================================
 
- Verifique se o IP da máquina é o mesmo configurado nas configurações do COMANDA SPICE e ABA "MOBILE" no SPICE DESKTOP

 

- Campo IP no Comanda Spice:


============================================================================================
 
- Verifique se o campo Terminal no MOBILE está com o nome da máquina que possui o serviço Alterdata Spice - Serviço de Impressão
 

Obs: Só serão apresentados os nomes dos terminais após a primeira sincronização.


================================================================================================
 
- Verifique se esses diretórios possuem permissões e se os arquivos.jar possuem as mesmas datas.

C:\Alterdata\ServicosWebShop\ImpressaoMobileSpice  
C:\Alterdata\ServicosWebShop\SpiceService  
 
================================================================================================
 
- Caso todas as configurações estejam realizadas corretamente, porém o comanda não consiga se comunicar com o servidor de API, verifique possível bloqueio do
windows defender, firewall do windows e antivírus. 

 
É comum os programas de segurança detectarem o comanda como falso positivo, visto que o mesmo fica enviando dados pela rede e são detectados. 
Sendo assim a comunicação dos aplicativos com o servidor de API é bloqueada.  
 
Se for identificado bloqueio do firewall do windows e o mesmo não possa ser desabilitado, devem ser liberadas as portas 8877 e 5432.  Adicione também os executáveis utilizados pelo Spice (Ex: spice.exe, servidoroffline.exe, AltShop_RunJavaService.exe). 
 
Obs.Sempre sinalize o cliente referente ao bloqueio do Firewall, Antivírus e Windows Defender.
 
 
===================================================================================================
 
 

Caso as opções anteriores não tenham resolvido o problema, verifique os dados: Servidor, database e porta no arquivo configuracaoshop.properties. O mesmo se encontra no diretório C:\Alterdata\ServicosWebShop\SpiceService

Obs.: - Caso alguma configuração seja ajustada, reinicie o serviço e o aplicativo!
- Precisamos entender o motivo do arquivo de conf  estar com informações divergentes.



===================================================================================================
 
 
Serviço - Alterdata API não iniciando junto ao Windows.
 
 
-> Verifique em "Programas e Recursos" se existe apenas uma versão do Java instalada.
 

-> Verifique a configuração de inicialização rápida do windows

Desabilitar a Inicialização Rápida do Windows 
Passo a passo:
1 – Acessar o Painel de Controle;
2 – Opções de Energia;
3 – Clicar em “Escolher a função dos botões de energia”
4 – Clicar em “Alterar configurações não disponíveis no momento”
5 – Desmarcar a opção “Ligar Inicialização Rapida (recomendado)”
 
O que esta função faz?
 
Com esta opção marcada, ao colocar para desligar o computador você está na realidade colocando em um estado de hibernação. Isso foi feito para que a próxima inicialização seja mais rápida.
Infelizmente isso acaba “bugando” o serviço que chama um aplicativo java.
 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
-> Em alguns casos o serviço API apresenta conflito na inicialização no momento em que outros recursos/serviços do computador estão sendo processados (java, postgres,etc)


Uma das soluções é configurar o serviço com atraso na inicialização.
 
Obs: Verifique a possibilidade de atualizar para a última versão do Spice e do Service, nesses casos.
 
 
===================================================================================================
 
Em anexo PDF da UCA para configurações do comanda Spice, caso surjam dúvidas.

Qualquer dúvida fico à disposição.