Glossário

Termo Descrição
RPS O Recibo Provisório de Serviços – RPS é o documento que deverá ser usado por emitentes da NFS-e na eventual impossibilidade de conexão imediata com o sistema para emissão “on-line” da NFS-e. Neste caso, o prestador deverá converter o RPS em NFS-e diretamente no sistema (individualmente, um RPS de cada vez), ou mediante transmissão em lote dos RPS emitidos, alternativa recomendada quando houver quantidade expressiva de RPS. O prestador de serviços deverá converter o RPS em NFS-e até o vigésimo dia subseqüente ao de sua emissão, não podendo ultrapassar o dia 8 (oito) do mês subseqüente ao da prestação de serviços ou ao em que houver o recebimento, sinal ou pagamento antecipado Fonte: <https://notacarioca.rio.gov.br/rps.aspx> Acesso em 16/10/2015
SMTP Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) é o protocolo padrã o para envio de e-mails atravé s da Internet.
SPED O SPED, abreviação de Sistema Público de Escrituração Digital, começou a ser desenvolvido pelo Serpro ainda no Governo Fernando Henrique Cardoso com a edição da Lei 9989/00 (Plano Plurianual) que contemplava o programa de modernização das administrações tributárias e aduaneiras. O sistema entrou em vigor para algumas empresas em 2008, em caráter de teste, atingindo em 2009 grande parte das empresas tributadas pelo lucro real no país.
XML O xml é uma linguagem para paginas web semelhante ao html ate certo ponto. a principal diferença é que em vez de simplesmente usar tags disponíveis , como no html, é possível criar tags personalizadas. esse é o motivo do nome extensible, algo como extensível. o xml ainda é um padrão relativamente novo, quem vem ganhando espaço. atualmente, todos os principais browsers suportam o padrão.